segunda-feira, 16 de novembro de 2015

A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL É NECESSÁRIA?

(Autor: Douglas Pereira Jácome)

Esta tarefa consistiu numa reflexão crítica sobre se a Escola Bíblica Dominical (EBD) é necessária no contexto atual das igrejas cristãs. Foi indicado pelos postulantes desta atividade um texto base norteador da tarefa, de onde também foram tiradas expressões obrigatórias levadas em conta na elaboração deste texto.
A Escola Dominical é um movimento social e religioso não-escolar fundado pelo jornalista britânico Robert Raikes, em 1780, na cidade de Gloucester, sul da Inglaterra, que ministrava aulas aos jovens trabalhadores nos domingos, tendo esse ensino um olhar voltado para a moral, a cidadania e a ética cristã. Esse modelo ocorrido fora do ambiente escolar regular, era realizado somente aos domingos e buscava atender a um grupo específico de trabalhadores (crianças e jovens) da época, sua intenção era de reduzir os índices criminais juvenis. (BARROS, 2014, p. 1-4)
O método criado por Raikes visava principalmente proporcionar uma educação com conceitos educativos, morais e religiosos ao público juvenil, direcionando os seus participantes à possibilidade de passarem por uma experiência considerada vital e salvadora de Deus (PIMENTEL, 2012, p. 387). O autor do projeto teve muitas dificuldades desde o início, mas apesar das falhas encontradas esse modelo pedagógico escolar acabou sendo disseminado em todo o país.
O Professor Antônio Gilberto1 conceitua em sua obra a Escola Dominical ou Escola Bíblica Dominical como sendo a escola de ensino bíblico da Igreja, entendendo ele que é a própria igreja quem ministra o ensino religioso ao seu público multivariado. Neste contexto fica clara a intenção do autor da importância e necessidade da existência desse tipo de escola na atualidade.
As dificuldades atuais da Escola Bíblica Dominical não são muito diferentes das encontradas na época de sua criação. Sem atrativos e sem entender muito bem o papel dessas escolas no ensino bíblico nas igrejas, o número de pessoas que frequentam a EBD continua bem reduzido. Além disso, o avanço tecnológico tem se mostrado muito mais eficaz na transmissão do conhecimento, sua velocidade de informação tem sido o diferencial e de alcance bem superior aos métodos convencionais de ensino em todas as áreas do conhecimento, inclusive na educação religiosa.
A Escola Dominical é necessária na medida da manutenção do tradicionalismo cristão, onde membros da igreja para manterem seu status ou para prevalência sobre os demais, optam pela manutenção desse recurso de ensino na estrutura das igrejas. Para fins de perpetuação da tradição e do fortalecimento da identidade cristã, faz-se necessária a manutenção desse modelo de escola bíblica, contudo, seria fundamental uma reforma teológica em seu currículo, a fim de corrigir as falhas na captação de pessoas, na metodologia do ensino e na preparação dos professores, entre outros.
O mundo na atualidade vive um momento de consumismo desenfreado imposto pelas grandes indústrias, onde para manter sua competitividade lançam a cada dia um produto novo. Essa estratégia empresarial é aplicada para manipular os consumidores a buscarem as novidades que o mercado oferece, tornando os produtos mais antigos desinteressantes e definitivamente descartáveis. De forma semelhante a escola dominical nas igrejas de hoje se tornaram obsoletas no seu modelo tradicional, contudo, como nenhum outro produto foi lançado para substituí-la, resta-nos a modernização do atual modelo sob pena de sua extinção como já vem acontecendo em diversas denominações cristãs por todo o país.
Curiosamente as escolas dominicais atuais se mantém ativa em algumas igrejas, possivelmente relacionadas às atitudes conservadoras de sua liderança que resistem em não admitir que esse modelo tradicional perdeu sua eficácia na educação religiosa. Outras denominações tentaram substituir essas escolas pelos chamados discipulados e divisões em células, porém, esses modelos deixam a desejar no quesito de sua efetividade no ensino bíblico, ficando reduzidas a reuniões de oração e leituras bíblicas de pouco aprofundamento no conhecimento da palavra de Deus, essencialmente por falta de pessoas qualificadas na instrução.
O modelo tradicional da EBD está muito a quem das demandas da igreja na atualidade, além disso, a inovação tecnológica avança a passos largos e atrai muito mais do que o sistema convencional de ensino criado por Robert Raikes. Não é só necessária a substituição desse modelo, mas principalmente atualizar e modernizar seus conceitos por algo sistematizado e pedagogicamente contemporâneo, disso depende a subsistência desse tipo de escola, além de proporcionar maior alcance aos objetivos do ensino bíblico cristão.

1 GILBERTO, Antônio. Manual da Escola Dominical. CPAD-Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2014, p. 125. Disponível em: http://pt.slideshare.net/anapinacio/manual-da-escola-dominical-antonio-gilberto. Acesso em 12/11/2015.

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