A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL É NECESSÁRIA?
(Autor: Douglas Pereira Jácome)
Esta tarefa
consistiu numa reflexão crítica sobre se a Escola Bíblica Dominical (EBD) é necessária no contexto atual das igrejas cristãs. Foi indicado
pelos postulantes desta atividade um texto base norteador da tarefa,
de onde também foram tiradas expressões obrigatórias levadas em
conta na elaboração deste texto.
A Escola
Dominical é um movimento social e religioso não-escolar
fundado pelo jornalista britânico Robert Raikes, em 1780, na cidade
de Gloucester, sul da Inglaterra, que ministrava aulas aos jovens
trabalhadores nos domingos, tendo esse ensino um olhar voltado para a moral, a cidadania e a ética cristã. Esse modelo ocorrido fora do ambiente escolar
regular, era realizado somente aos domingos e buscava atender a um grupo específico de trabalhadores (crianças e jovens) da época, sua intenção era de reduzir os índices criminais juvenis. (BARROS, 2014, p. 1-4)
O método
criado por Raikes visava principalmente proporcionar uma educação
com conceitos educativos, morais e religiosos ao público juvenil,
direcionando os seus participantes à possibilidade de passarem por
uma experiência considerada vital e salvadora de Deus (PIMENTEL,
2012, p. 387). O autor do projeto teve muitas dificuldades desde o
início, mas apesar das falhas encontradas esse modelo pedagógico escolar acabou sendo disseminado em todo o país.
O Professor
Antônio Gilberto1
conceitua em sua obra a Escola Dominical ou Escola Bíblica Dominical como sendo a escola de ensino bíblico da Igreja, entendendo
ele que é a própria igreja quem ministra o ensino religioso ao seu
público multivariado. Neste contexto fica clara a intenção do
autor da importância e necessidade da existência desse tipo de
escola na atualidade.
As
dificuldades atuais da Escola Bíblica Dominical não são muito
diferentes das encontradas na época de sua criação. Sem atrativos
e sem entender muito bem o papel dessas escolas no ensino bíblico
nas igrejas, o número de pessoas que frequentam a EBD continua bem
reduzido. Além disso, o avanço tecnológico tem se mostrado muito
mais eficaz na transmissão do conhecimento, sua velocidade de
informação tem sido o diferencial e de alcance bem superior aos
métodos convencionais de ensino em todas as áreas do conhecimento,
inclusive na educação religiosa.
A Escola
Dominical é necessária na medida da manutenção do tradicionalismo
cristão, onde membros da igreja para manterem seu status
ou para prevalência sobre os demais, optam pela manutenção desse
recurso de ensino na estrutura das igrejas. Para fins de perpetuação
da tradição e do fortalecimento da identidade cristã, faz-se
necessária a manutenção desse modelo de escola bíblica, contudo,
seria fundamental uma reforma teológica em seu currículo, a fim de
corrigir as falhas na captação de pessoas, na metodologia do ensino
e na preparação dos professores, entre outros.
O mundo na
atualidade vive um momento de consumismo desenfreado imposto pelas
grandes indústrias, onde para manter sua competitividade lançam a cada
dia um produto novo. Essa estratégia empresarial é aplicada para
manipular os consumidores a buscarem as novidades que o mercado
oferece, tornando os produtos mais antigos desinteressantes e
definitivamente descartáveis. De forma semelhante a escola dominical
nas igrejas de hoje se tornaram obsoletas no seu modelo tradicional,
contudo, como nenhum outro produto foi lançado para substituí-la,
resta-nos a modernização do atual modelo sob pena de sua extinção
como já vem acontecendo em diversas denominações cristãs por todo
o país.
Curiosamente
as escolas dominicais atuais se mantém ativa em algumas igrejas,
possivelmente relacionadas às atitudes conservadoras de sua
liderança que resistem em não admitir que esse modelo tradicional
perdeu sua eficácia na educação religiosa. Outras denominações
tentaram substituir essas escolas pelos chamados discipulados e
divisões em células, porém, esses modelos deixam a desejar no
quesito de sua efetividade no ensino bíblico, ficando reduzidas a
reuniões de oração e leituras bíblicas de pouco aprofundamento no
conhecimento da palavra de Deus, essencialmente por falta de pessoas
qualificadas na instrução.
O modelo
tradicional da EBD está muito a quem das demandas da igreja na
atualidade, além disso, a inovação tecnológica avança a passos
largos e atrai muito mais do que o sistema convencional de ensino
criado por Robert Raikes. Não é só necessária a substituição
desse modelo, mas principalmente atualizar e modernizar seus
conceitos por algo sistematizado e pedagogicamente contemporâneo, disso depende a subsistência desse tipo de escola, além de
proporcionar maior alcance aos objetivos do ensino bíblico cristão.
1
GILBERTO, Antônio. Manual
da Escola Dominical.
CPAD-Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2014, p. 125.
Disponível em:
http://pt.slideshare.net/anapinacio/manual-da-escola-dominical-antonio-gilberto.
Acesso em 12/11/2015.
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